domingo, 11 de setembro de 2011

Fauna Brasileira

Hoje em dia, muitas espécies de animais já desapareceram ou estão prestes a desaparecer, isso em todas as partes do mundo e principalmente no Brasil, onde há espécies que só são encontradas aqui, com a caça para o uso da pele, carne, chifres dos animais.. tudo, ilegalmente. Algumas personalidades, ainda tentam salvar ou fazer com que isso diminua, veja a seguir uma reportagem de Marina Silva, nossa ministra do meio ambiente:


"A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, no Dia Internacional da Diversidade Biológica, a nova lista de espécies da fauna brasileira ameaçadas de extinção, entre os quais estão o macaco-prego, a jararaca e algumas espécies de borboletas, besouros e aranhas.

A ministra destacou a importância dessas listas como instrumento para definir políticas de preservação ambiental.
Ela lamentou que hoje não se respeitem mais os mitos, que conheceu desde criança, e que sempre contribuíram para a manutenção do equilíbrio ecológico.
"Fui criada numa região em que havia um código mítico de proteção ambiental: se eu pescasse um peixe a mais, a Mãe D`agua iria me levar para fundo do rio, se eu caçasse uma presa que não fosse para o meu consumo, o Caboclinho da Mata iria me bater", disse.
"Hoje, temos que criar regras claras de preservação e, para isso , a lista ajuda muito", acrescentou a ministra.
O trabalho de catalogação dos animais ameaçados de extinção foi realizado por cerca de 600 pesquisadores e resultou numa lista de aproximadamente 400 espécies.
A relação anterior data de dezembro de 1989, com 219 espécies.
Espécies de animais como veado-campeiro, jacaré-do-papo-amarelo, jacaré-açú, gato-do-mato, doninha-amazônica, gavião-real e surucucu estão se recuperando e deixaram a lista.
A nova lista não traz peixes, nem invertebrados aquáticos, como caranguejos, camarões e lagostas.
Segundo o secretário de Biodiversidade e Florestas do Ministério, João Paulo Capobianco, uma listagem com essas espécies será publicada em separado, em até três meses."

E na Bahia houve um congresso mundial, para discutir sobre os direitos dos animais:

"Salvador foi sede do II Congresso Mundial de Bioética e Direitos dos Animais. O evento é organizado pelo Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Direito da Universidade Federal da Bahia, UFBA, e pelo Instituto Abolicionista pelos Animais.

O tema central dos debates será “Perspectivas para a vida em um planeta em mudança”. Serão abordadas, também, questões da atualidade como mudanças climáticas, energia nuclear, ecologia profunda, células-tronco, aborto, eutanásia e direitos dos animais.

O Brasil tem assumido um papel de destaque nas discussões sobre o direito dos animais, ao lado dos Estados Unidos e da Espanha, onde o Parlamento da Cataluho proibiu, a partir de 2012, as tradicionais touradas.

Durante o encontro serão oficializados convênios entre universidades brasileiras e estrangeiras para o intercâmbio de professores e estudantes.

De acordo com a organização, destacam-se entre os conferencistas estanfgeiros os pesquisadores Carlos Romeo Casabona, da Universidade de Bilbao; Marita Candela, da Universidade Autônoma de Barcelona; Carmem Velayos, da Universidade de Salamanca; David Favre, da Michigan State University; David Cassuto, da Pace University; Steven Wise, da Vermont University; Pamela Frasch e Kathy Hessler, da Lewis & Clark University e o filósofo Peter Singer da Princeton University."

Não importa o lugar, sempre haverá muitas pessoas tentando lutar pelos animais, pela preservação, pelos direitos, tudo a favor deles.

Mas não há apenas notícias ruins, olhe a notícia abaixo, e veja a diversidade do Brasil:

Estudo Inédito Mapeia 819 Espécies De Peixes Raros No Brasil
"Um grupo de seis pesquisadores do Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e da ONG Conservação Internacional (CI-Brasil) identificou 819 espécies de peixes raros de água doce no Brasil. O estudo, publicado nesta quarta-feira (30) pela revista científica eletrônica PLoS ONE (http://www.plosone.org/article/info%3Adoi%2F10.1371%2Fjournal.pone.0011390) é resultado das análises das informações acumuladas ao longo de décadas sobre a fauna de peixes brasileiros e de coleções científicas e representa o mais completo mapeamento já elaborado sobre peixes raros de água doce no Brasil."


Nenhum comentário:

Postar um comentário